Total de Acessos

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

SETE PASSOS PARA VENCER A ANSIEDADE.

Um mal que tem atingido a muitos e causado sérios problemas é a ansiedade. Seja na antiguidade ou nesse tempo chamado de pós-moderno este é um tema presente na agenda humana. Não estamos livres de nos encontrar com ela pelo caminho, mas não somos obrigados a hospedá-la em tempo integral em nosso coração. Níveis elevados de ansiedade adoecem o corpo e a alma e geralmente estes níveis aumentam tenazmente com os excessos de tudo, excesso de força, excesso de agenda somada a escassez de descanso, excesso de “realismo” pra não sofrer depois, antecipa-se o sofrimento agora de coisas que nem aconteceram. Vá com calma, não existem super homens nem super mulheres, não se cobre tanto, não se exija tanto! Quero te apresentar em sete passos o que Deus nos fala em sua palavra para que você também possa vencer a ansiedade.

1 – Não Antecipe Sofrimentos.

Sob a alegação de serem pessoas “realistas” muitos se defendem do próprio futuro antecipando sofrimentos de coisas que não passam de um talvez. Preferem o lado ruim das coisas para não sofrer de surpresa e com isso se desgastam ao limite. Não vá por este caminho, ouça a voz de Deus que diz;

“Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará”. Provérbios 27:1
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. Mateus 6:34.

2 – Cuidado com os Excessos.

“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária.” Lucas 10:41.

O desejo de Marta era servir a Cristo, como muita gente séria e piedosa, mas se ocupou demais com muitas coisas e se desgastou. Mantenha o foco naquilo que Cristo quer de você, não naquilo que você acha que Ele quer ou que homens te fizeram pensar que Ele quer.

3 – Não se esqueça de Descansar o Corpo, isso é Bíblico.

“Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás”. Êxodo 34:21

“Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro”. Êxodo 23:12

Deus estabeleceu um dia para o descanso do homem e da própria terra, não só para restabelecer forças, mas principalmente para que Ele fosse cultuado, para que a relação desse homem criado por Ele com Ele mesmo fosse formalmente cultivada. Não descansar compromete não só a saúde, mas também compromete seu culto a Deus. A vida não é só trabalho, pare um pouco, descanse e adore a Deus.

4 - Não Permita que a Ansiedade Permaneça.

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?” Mateus 6:31

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”. Filipenses 4:6

Encontros esporádicos com a ansiedade serão inevitáveis, mas você não está obrigado a fazer dela uma moradora da casa de seu coração. Não ande ou não permaneça ansioso por motivo algum. Permanecer ansioso é desconfiar da eficácia do governo e do caráter de Cristo.

5 - Guarde o seu Coração em Cristo.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Provérbios 4:23

“E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive”. Provérbios 4:4

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. Filipenses 4:7

Numa linguagem não literal, o coração do homem na bíblia representa o seu interior, sua personalidade e emoções. Certas coisas não podem ser permitidas descerem ao coração, lá se encontram as fontes motivacionais da vida. De lá partem decisões certas e erradas. Cuidado com palavras ouvidas e ditas, cenas, impressões sem esclarecimento devido, achismos, teorias de conspirações e coisas dessa natureza que só adoecem o coração. Guarde-o em Cristo por meio da oração, não há melhor lugar para repousar o coração.

6 – Lance sobre CRISTO toda a sua Ansiedade e Confie no seu Cuidado.

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. 1 Pedro 5:7

“Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus”. Salmos 40:17.

“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti”. Isaías 49:15

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mateus 11:28.

Torne todo motivo de sua ansiedade conhecido a Cristo pela sua oração, peça sua intervenção graciosa na situação, confie na suficiência da graça que precede a tua oração e também será o fator decisivo para que a ansiedade seja vencida. A graça não se baseia no mérito do necessitado, mas na bondade de Cristo, cujo caráter é predisposto a cuidar dos seus, bendito seja o Seu Nome. Ele cuida de você!

7 - Busque Novas Forças Diariamente em Cristo. 

a) Orando.

“Orai sem cessar”. I Tessalonicenses 5:17.
“Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente”. 1 Crônicas 16:11.
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Efésios 6:10.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mateus 11:28.

b) Buscando sua palavra.

“Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Mateus 4:4
“Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. João 17:17.

c) Esperando no Senhor.

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. Salmos 40:1.
“Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor”. Salmos 27:14
“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. Isaías 40:31.
“A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo”. Salmos 33:20.
“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz”. Salmos 29:11.

CONCLUSÃO.

Por mais que a ansiedade esteja na agenda humana e em alguns casos cause prejuízos, não há quadro algum irreversível diante de Cristo. Prevenindo ou curando, CRISTO É SUFICIENTE! Ele governa tempos e épocas, homens e nações, estações e circunstâncias quaisquer. Sua graça nutrirá tua alma e te fará vencer qualquer coisa que te gere ansiedade em níveis nocivos, pois você tem um Dono, não está só, Ele está e estará com você.

Submeta-se ao governo de Cristo, descanse em Cristo, confie em Cristo, caminhe com Cristo, creia na suficiência da graça de Cristo, se alegre em Cristo e viva.


Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário: