Total de Acessos

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

SEIS LIÇÕES DE COMO LIDAR COM A CORREÇÃO.


Nós, seres humanos, gostamos de elogio, belas palavras, incentivos, encorajamento. Quando, porém, temos que lidar com a correção, qual tem sido nossa maneira de extrair lições dela? É fácil encontrar pessoas que detestam ser corrigidas, mas e os cristãos, devem comungar com esse pensamento?

A Bíblia está repleta de referências onde Deus nos corrige, diretamente ou por meio de pessoas da comunhão, nossos pais, etc.

A correção, ao contrário do que nossa sociedade prega, pode ser instrumento de edificação, crescimento, amadurecimento pessoal e Espiritual.

Sobre correção, a bíblia nos mostra algumas lições.

1 – Receber bem a correção traz honra e sabedoria.

Pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. Provérbios 13:18.
O que ama a correção ama o conhecimento; mas o que aborrece a repreensão é insensato. Provérbios 12:1
O escarnecedor não ama aquele que o repreende, nem se chegará aos sábios. Provérbios 15:12.
Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio. Provérbios 19:20.

Mediante estes textos temos uma bela oportunidade para rever nossa visão sobre o papel da correção em nosso caráter, quando a recebemos. Estamos sendo tratados e aperfeiçoados, sabedoria nos é acrescentada e essa constatação deve ativar nossa gratidão por essas oportunidades.

2 – Quem nos ama nos corrige.

Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Hebreus 12:9

No processo de nossa educação e aperfeiçoamento, fomos corrigidos por Deus por meio de nossos pais na carne e na fé, quem ama não deseja que seus amados permaneçam no erro. Amor e omissão não andam juntos. Valorize quem te corrige com amor.

3 – Precisamos corrigir a quem amamos.

O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga. Provérbios 13:24.
Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão. Mateus 18:15.

Na família ou na comunhão entre o povo de Deus, o amor andará junto com a correção. Nessas horas seremos ferramenta de graça na vida dos nossos amados. Corrija com o mesmo amor que Cristo trata com você. Não desista de quem você ama.

4 – Precisamos Ter Autoridade (Conduta e Graça) para corrigir alguém.

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Filipenses 3:17.

Paulo exortou, confrontou a Igreja de Cristo, foi instrumento de bênção na vida de milhares de cristãos do seu tempo visando o aperfeiçoamento dos crentes, mas a sua conduta e a graça de Deus em sua vida o avalizava. Sejamos exemplo dos fiéis para poder ser bênção na hora de corrigir.

5 – A Palavra de Deus é totalmente útil e suficiente para correção.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16.

Cuidado com a base de sua correção, o instrumento suficiente para edificar e aperfeiçoar seus irmãos continua sendo a palavra de Deus e não meramente uma opinião pessoal, por mais bem intencionada que ela seja. Se guie pela palavra de Deus e o Deus de graça se alegrará e agirá por meio dela na vida de quem necessita santificando e aperfeiçoando o caráter dos santos (Jo. 17.17).

6 – Deus nos corrige exatamente porque nos ama.

Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Hebreus 12:6
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Apocalipse 3:19

Deus é a fonte perfeita e inesgotável do amor. Na expressão desse incomensurável amor, Deus em Cristo exercita a correção, como parte do processo de aperfeiçoamento daqueles a quem Ele separou para si como povo de propriedade exclusiva e alvo desse amor.

Deus não deseja que sejamos como criança birrenta, incapazes de nos submeter a Ele e nos alegrar em sua vontade, seu tratar para conosco. Pelo contrário, quer que cresçamos em sua graça e conhecimento que estão em Cristo, o Filho do seu amor. Sejamos gratos por cada correção, cada oportunidade de sermos tratados e vivamos mais plenamente a vontade de Deus pra nossas vidas.

No Amor de Cristo,

Alessandro Silva.

Nenhum comentário: